Quando o ativismo social e civil se junta à música muita gente torce o nariz. Que escorra o escarro. Mas temos uma viva prova de que música e direitos civis podem ser uma combinação criativa e ao mesmo tempo importante.
ASIAN DUB FOUNDATION. Muitos conhecem; outros não ( recado : CONHEÇAM! ). Eles são frutos e árvores disso. Dr. Das, professor de tecnologia musical uniu-se a um de seus alunos, o rapper Deeder Zaman e o ativista pelos direitos civis dos trabalhadores DJ Pandit G para criar um sistema de som destinado a tocar músicas anti-racistas< até ai, ok, nada de novo, lá por 1993. Em 1994 ingressou no grupo Chandrasonic e no ano seguinte Sun-J entrou para fechar o cerco sitiando as ideias.
No ano 2000, ainda na turnê de lançamento do álbum Community Music, algumas mudanças ocorreram na formação da banda: Deeder saiu para se dedicar a organizações anti-racismo e entram para a banda Rocky Singh (baterista), MCs Aktarvata & Spex (músico) e Pritpal Rajput (músico).
O Grupo é uma miscelânia da Torre de Babel. Advindos de familias da Índia e do norte da Ásia, imigrantes no Reino Unido. Junto suas culturas com a sonoridade eletrônica, rock, funk, dub, ritmos indianos, instrumenos característicos. Seus albuns Facts & Fictions (1995) ,R.A.F.I. (1997) - é a abreviatura de Real Areas for Investigation, Rafi's Revenge (1998) (remix do álbum anterior) , Community Music (2000) - foi batizado com o nome do projeto no qual os integrantes se conheceram, Enemy of the Enemy (2002) - disco este que contém a música 19 Rebellion com a participação de rappers brasileiros música feita em cima do Massacre de Carandiru, também tem a partipação de Sinnead O´Connor na canção 1000 Mirrors é uma homenagem Tsoora Shana, mulher paquistanesa condenada num primeiro momento à 20 anos de prisão no Reino Unido por ter matado seu namorado que a violentava constantemente. Após intensa campanha em favor de Tsoora, ela teve sua pena de 20 para 12 anos de prisão,
TANK(2005) , Punkara (2008), último disco que contém uma versão com Iggy Pop de NO FUN dos The Stooges, e a canção abaixo como um dos ótimos destaques. Fora uma série de coletâneas, singles e um disco ao vivo.
TANK(2005) , Punkara (2008), último disco que contém uma versão com Iggy Pop de NO FUN dos The Stooges, e a canção abaixo como um dos ótimos destaques. Fora uma série de coletâneas, singles e um disco ao vivo.
Os caras já fizeram várias participações com outros artistas, inclusive no disco do ORAPPA, o Instinto Coletivo.
A ideia deles é libertar o mundo, ajudando, criando, protegendo, desenvolvendo em vez de ter uma granada na mão, eles tem a música muito mais direta....Eles possuem uma organização independente: a ADF Education. Esta provê estudos de música e tecnologia para jovens. Em vez de só querer ser um popstar, eles querem um chão para todos. O show deles ao vivo é uma catarse generalizada de um futuro presente necessário. Estamos sob a mira do radar.
www.asiandubfoundation.com
www.asiandubfoundation.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário