Esse espaço preza por trazer coisas diferentes. Ok, mas nem precisa ser tão estranho. Agora chegou a vez de mostrar ou ilustrar ( melhor ), um grupo que caiu nas minhas graças - nem sempre o que é postado aqui - que se chama CLUTCH.
O grupo surgiu nos anos 90 trazendo seu som implodido no underground dessa época em cima do movimento stoner rock. O que é isso? Alguém vai dizer, creio. Sem ser professoral, mas dando as diretrizes de conhecimento, stoner rock é um gênero baseado no hard rock, no blues, na psicodelia dos anos setenta com canções longas, riffes pesados, graves lembrando o doom metal e o rock pesado como do Black Sabbath da fase Ozzy Osbourne da década de 70. Teve como dois representantes máximos o Sleep e o Kyuss, mas nenhum grupo chegou a catapultar ao megaestrelato como o movimento grunge da mesma época que "bolinava" com o punk, rock e o pop. O som do stoner lembra mais vastas estradas, viagens, beberragens, e ironia. Detalhe este que nos traz o Clutch de novo a pauta.
O grupo é de Germantown, Maryland, interior do EUA e com sua combinação de blues rock e stoner eles somam as letras divertidas, irônicas, debochadas em cima de mitologia, ícones históricos, orgulho americano e a cultura pop da América. Humor que falta na sisuda cena do rock atual, digo eu de passagem. No seu som ainda ouve-se a mistura de funk, southern rock, acid, hardcore, além do blues rock e do stoner.
Sua formação atual é Neil Fallon nas guitarras e vocais, Tim Sult nas guitarras, Dan Maines no baixo e Jean-Paul Gaster na bateria. Antes havia o tecladista Mick Sauer.
A discografia da banda é vasta com direito a 3 albuns ao vivo Live at the Googolplex (2000), Live in Flint (2004) e Full Fathom Five (2008), além dos discos gravados desde dos anos 90, Pitchfork (1991/1999), Transnational Speedway League: Anthems, Anecdotes, and Undeniable Truths (1993), Clutch (1995), Impetus (1997), The Elephant Riders (1998), Jam Room (1999), Pure Rock Fury (2001), Slow Hole to China: Rare and Unreleased (2003), Blast Tyrant (2004), Robot Hive/Exodus (2005), Pitchfork & Lost Needles (2005), Sons of Guns (2007), From Beale Street to Oblivion (2007) e Strange Cousins From The West (2009).
A banda está lançando, segundo o seu site, um novo disco, Earth Rocker disponibilizado aos fãs antes de ser comercializado.
http://www.pro-rock.com/index.cfm
O grupo é tratado como "cult" pelos fãs. Ouça e veja se você enquadra-se em algo nem tão estranho assim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário