sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

BASCO!

E a guerrilha se fez. E acabou. Platero y Tu era uma banda basca calcada no rock and roll formada no final dos anos 80, e dissolvida em 2001. Tem influências de bandas como AC/DC, Status Quo e  Creedence Clearwater Revival. Suas canções falam de questões de bares, drogas e amor. Nomeado após o famoso trabalho de Juan Ramón Jiménez ,Platero Y Tu , embora nenhum dos membros tivessem lido o livro.

A banda foi formada na cidade de Bilbao por Iñaki Anton, Uoho, guitarrista e Juantxu Olano, Mongol, no baixo, que fechou num trio com a entrada de Magilla, Jesus Garcia nas baquetas. Após algum tempo eles convidaram o vizinho Fito, Adolfo Cabrales para tocar guitarra e voz.

Sua primeira demo foi Platero Y Tu, depois lançaram um disco independente com pouquissimas cópias chamado Burrock'n'roll , foi lançado em 1990, um item de colecionador. Relançado dois anos depois.
Em 1991  gravam seu primeiro álbum, Yo Voy Acabar Borracho e os fez assinar com a gravadora multinacionais DRO, que reeditou Burrock `n Roll em 1992 como seu segundo álbum, com uma reedição mais elaborada.
Nesse mesmo ano, entre fevereiro e março de 1992 eles gravaram seu terceiro álbum, Muy Deficiente. Seu quarto álbum, Vamos Tirando  em 1993 , e deu-lhes projeção nacional. Este álbum inclui uma versão do grupo Hertzainak , "R &R Batzoki" e uma música gravada ao vivo, "Look". Também nesse ano foi lançado  En directo a todo gas um álbum ao vivo com duas outras bandas.  Este álbum marcou uma virada na banda, pela produção e pelos arranjos.
O quinto disco Hay Poco Rock & Roll, onde colaboram Robe e Evaristo na música "Juliette". Com esse trabalho eles receberam o primeiro disco de ouro pelo pelas vendas acima de 50.000 cópias. O reconhecimento tira a banda de pequenos pubs para enormes estádios. 
Os anos 1995 e 1996  foram para captar momentos para gravar seu sexto álbum, desta vez ao vivo, chamado A Pelo. Inclui também o CD promocional "Cantalojas" com quatro faixas gravadas ao vivo em 02 de outubro de 1996. Com o seu sétimo álbum, 7 ( 1997 ) observaram uma mudança profunda nas canções de Platero, agora mais madura musicalmente e em suas letras, e o rock afastado um pouco do começo, que foi criticado por alguns de seus fãs. Robe participou novamente, desta vez em "Si miro a las nubes" e iniciou no grupo projetos paralelos como: Fito gravou seu primeiro álbum com Fito I Fitipaldis Uoho e começou a colaborar mais ativamente com a Extreme.
Em 2000 eles gravaram seu oitavo e mais recente álbum, Correos e considerado o último.